domingo, 8 de janeiro de 2012

Raks el Sagat (Dança com snujs)

Snujs são pequenas platinelas entrelaçadas na altura das cutículas do dedo médio e do polegar, geralmente tocados em 2 pares, 1 par para cada mão, pode ser tocado pela bailarina ou pelo músico, sendo um instrumento integrante da percussão árabe.
A bela dança dos snujs, chamados também de fingers (E.U.A.), Sagat (Egito), Symbalos ou Snujs é feita pelo acompanhamento da bailarina ao rítmo da música sendo tocada sinconizado aos movimentos do corpo, tarefa esta um tanto árdua, acredito eu que uma das danças mais complexas dentro da arte da dança do leste, porém não impossível, a dedicação aos estudos de rítmos e musicalidade, aliadas ao desenvolvimento contínuo de seus movimentos concerteza dará a bailarina grandes noções para realizar este feito.
Bailarina americana Ansuya (BDSS)
É importante ressaltar que os snujs são descendentes dos sinos e das grandes platinelas, há de se dizer que também das castanholas, não se sabe ao certo de onde nasceram, o que se sabe é que são muito antigos e vem de ritos religiosos, no Egito sabe -se que era usados para afastar os maus espíritos pelas sacerdotizas no templo da deusa Bastet (deusa gata, responsável pelas mães, crianças e bailarinas), sabe-se também que em quase todas as religiões que conhecemos é utilizado este som, há também a idéa de que nasceram muito mais a frente, datado do Império árabe na península Ibérica, onde havia um ápse cultural, sendo o casamento de sinos e castanholas.
Na dança com snujs reparemos que existem maneiras de se tocar e dançar, dançando e alternado com o toque ou mesmo dançando simultaneamente ao toque. O crucial é saber o que se está tocando, ter a mínima idéia de que rítmo está escutando, mesmo que só floreando a música, sem esquecer seu movimentos. UMA DICA? Alterne mais entre corpo e toque, a dança fica mais dinâmica e concerteza não perderá o foco onde o instrumento principal é seu corpo!

Assista:







                                                 











                                                         TEXTO: AYSHA NUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário