segunda-feira, 5 de março de 2012

Instrumentos de Percussão Árabe


               
See full size imageNa dança do derback a bailarina baseia seus passos e seus sentimentos ao som da percussão. Seria mais certo dizer "dança da percussão" pois a música a ser tocada é de intensa percussão, porém o nome derbak se dá pelo instrumento que dá base a este tipo de som, o Derbak.
O derbak se trata de um tipo de tambor acinturado em forma de pino inverso, com superfície de couro, decorado com mosaicos em sua maioria de madrepérolas, de tamanho grande a médio, esse tambor é um parente distante do atabaque africano. Este instrumento é de suma importância para a música árabe em geral, fazendo a marcação rítmica mais intença.
            Outro instrumento tambémSee full size image importante é a tabla, esta trata-se de dois pequenos tambores, um de madeira com pequenos cilindros pendurados ao seu redor e outro de metal, assemelha-se ao bongô, porém um dos tambores é maior que o outro, seu som acompanha ao do derback, podendo também trabalhar floreios enquanto o rítmo é tocado .  
Há também na percussão árabe o Riqq, ou seja, o pandeiro egípcio, é mais pesado e feito do mesmo material do derbak, porém com símbalos duplos em seu corpo, além de um tanto mais largoSee full size image, o daff, uma espécieSee full size imagede riqq sem símbalos, podendo ser maior a gigante em relação ao com platinelas, e por último os snujs, também conhecidos como sagat ou símbalos, que se tratam de quatro platinelas que se prendem ás cutículas dos dedos em pares, fazendo um som agúdo de sinos.
                                                     See full size image
Tanto o daff, quanto os snujs são utilizados em danças, tratando-se de uma modalidade, onde a bailarina dança e toca simultaneamente ou alternadamente.
TEXTO: AYSHA NUR



veja os vídeos e ouça os sons dos instrumentos:

DERBAK

TABLA


DAFF


RIQQ



SNUJS





Nenhum comentário:

Postar um comentário