quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dança Saiidi

Casal Saiidi (traje típico)
Dança Saiidi c/ traje
moderno e glamuroso
  A dança saiidi tem como verdadeiro nome Raks el Assaya (dança c/ bastão) é originária de Saiidi, situado no alto Egito, chamada Tahtib (dança marcial egípcia); nela são usados grandes bastões chamados Shoumas (bengala), sua função era a mesma das bengalas que conhecemos, os homens tangiam os cordeiros, apoiavam-se e defendiam-se de quaisquer ameaça a sí e a seu trabalho.
  Com o tempo, em resposta e paródia a dança que era feita apenas pelos homens, as mulheres começaram realizar a dança. Dançarinas costumam apresentar-se utilizando um bastão mais leve e delicado, com movimentos mais graciosos e femininos. A Raks el Assaya veio a ser apresentada em grandes espetáculos pelo coreógrafo Mahmoud Reda, há indícios de que a primeira dançarina a se apresentar c/ bastão foi Fifi Abdo, porém apresentava-se com roupas masculinas.
Dança Tahtib
  Os trajes típicos para esta dança são vestidos com as saias mais curtas, lenço na cabeça e lenço ao redor do quadril (em forma de cinturão), hoje apresentam-se também com roupas mais modernizadas e vestidos mais glamurosos, porém geralmente com o ventre coberto.
  Saiidi também é o nome do rítmo originário da mesma região, sendo um rítmo quaternário de 4/4 tempos, que tem como solfejo "Dum ta táka DumDum taka ták taka"
                        CONHEÇA MAIS:
Mahmoud Reda (coreógrafo)
  •  Rítmo Saiidi (MÚSICA)
  • Dança Saiidi (Vídeo de Aysha Alyyah Nur)
  • <><> <><> <><> <><>
    Fifi Abdo (Estrela do dança do ventre)
<> <>
  • Dança Tahtib (Vídeo)

  • 
    TEXTO: Aysha Alyyah Nur

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário