Casal Saiidi (traje típico) |
A dança saiidi tem como verdadeiro nome Raks el Assaya (dança c/ bastão) é originária de Saiidi, situado no alto Egito, chamada Tahtib (dança marcial egípcia); nela são usados grandes bastões chamados Shoumas (bengala), sua função era a mesma das bengalas que conhecemos, os homens tangiam os cordeiros, apoiavam-se e defendiam-se de quaisquer ameaça a sí e a seu trabalho.
Com o tempo, em resposta e paródia a dança que era feita apenas pelos homens, as mulheres começaram realizar a dança. Dançarinas costumam apresentar-se utilizando um bastão mais leve e delicado, com movimentos mais graciosos e femininos. A Raks el Assaya veio a ser apresentada em grandes espetáculos pelo coreógrafo Mahmoud Reda, há indícios de que a primeira dançarina a se apresentar c/ bastão foi Fifi Abdo, porém apresentava-se com roupas masculinas.
Dança Tahtib |
Os trajes típicos para esta dança são vestidos com as saias mais curtas, lenço na cabeça e lenço ao redor do quadril (em forma de cinturão), hoje apresentam-se também com roupas mais modernizadas e vestidos mais glamurosos, porém geralmente com o ventre coberto.
Saiidi também é o nome do rítmo originário da mesma região, sendo um rítmo quaternário de 4/4 tempos, que tem como solfejo "Dum ta táka DumDum taka ták taka"
CONHEÇA MAIS:
Mahmoud Reda (coreógrafo) |
- Rítmo Saiidi (MÚSICA)
- Dança Saiidi (Vídeo de Aysha Alyyah Nur)
Fifi Abdo (Estrel a do dança do ventre) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário