sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Shahrazad Shahid Sharkey - A Percussora Da Raks El Sharki no Brasil

  Mestra e Percussora da Dança do Ventre no Brasil, Sharazad Shahid Sharkey, cujo nome verdadeiro é Madaleine Skadarian, nasceu em setembro na cidade de Bethlehem na Palestina, porém cresceu em Alep na Síria e mais tarde foi para Beiruth no Líbano.
 
Descendente de armenios, começou a dançar profissionalmente aos 7 anos de idade, em festas, enquanto sua mãe tocava mandolin, ou seja, alaúde; como Sharazad Costuma dizer sua arte é um "presente de Deus".
  Shahrazad era tão intensa que certa vez aos 9 anos foi convidada a apresentar-se na celebração do aniversário do Rei Abdallah da Jordania, o mesmo ficou tão encantado que lhe deu vários presentes.    
<><> <><> <><>
inclinações de Sharazad
  Seguiu com a dança do ventre em vários lugares pelo oriente até que aos 18 anos casou-se. Em 1979 Shahrazad veio para o Brasil onde teve sua filha e divorciou-se (não sei dizer ao certo mas ela tem um casal de filhos, acredito que um nasceu no oriente) ficando por 12 anos ausente de sua dança. Voltou então apresentando-se em vários restaurantes, festas e shows por todo o Brasil, passando a ser conhecida pelos seus métodos de exercícios para a dança do ventre, e sua luta para o seu reconhecimento  como arte e não como sexualidade. Lançou o livro "Resgatando a feminilidade - expressão e consciencia corporal pela dança do ventre" em 1998, sendo a última edição lançada na 17ª bienal do livro em São Paulo. Seus exercícios contribuíram muito para a melhora de pessoas que tinham problemas de coluna e outras doenças, tendo um método extremamente especial de lidar com o corpo, mente e alma da bailarina. É considerada a MESTRA DAS MESTRAS pois muitas das conhecidas professoras ou mestras como Lulu Sabongi e Layali Suheil foram suas alunas. <><> <><> <><>
Mãe de Shahrazad
<><> <><> <><>
Livro de Shahrazad
  É possível em seu estilo de dança reconhecer muitos passos desenvolvidos por ela relacionados aos seus exercícios metodológicos, como as inclinações até o chão.
<><> <><>
Mestra Shahrazad aos 70 anos
Texto: Aysha Alyyah Nur

Nenhum comentário:

Postar um comentário